domingo, 19 de agosto de 2007

A visão de Ciência e Religião por Albert Einstein.



1ª PARTE.

Tudo o que os homens fazem ou pensam está associado à satisfação de necessidades ou à fuga da dor. Deve-se ter isso em mente ao se tentar compreender movimentos espirituais ou intelectuais e a maneira como eles se desenvolvem. O sentimento e o desejo são as forças que motivam a produtividade e a realização, não importa quão nobres essas possam, mais tarde, se revelar.
Que sentimentos e necessidades levaram a humanidade ao pensamento religioso e à fé, no sentido mais amplo? Um instante de reflexão mostra que no berço do pensamento e da experiência religiosa encontram-se as mais variadas emoções.
Nos povos primitivos é o medo, antes de tudo, que desperta idéias religiosas - medo da fome, de animais selvagens, da doença, da morte. Já que, nesse nível de existência, a compreensão das conexões causais é usualmente limitada, a alma humana forja um ser mais ou menos parecido com ela, de cuja vontade e atividade dependem todas as experiências que ela teme. As pessoas esperam conquistar o agrado desse ser através de façanhas e sacrifícios que, de acordo com a tradição, devem fazer com que ele tenha boa vontade para com os homens. A isso pode-se chamar religião do medo.
Essa religião torna-se estável pela formação de uma casta de sacerdotes, que acreditam ser os mediadores entre o povo e o ser que eles temem; dessa forma, alcançam uma posição de poder. Freqüentemente um líder, um déspota ou uma classe privilegiada, cujo poder é mantido de outras formas, alia a função sacerdotal a seu próprio governo temporal, de maneira a obter maior segurança. Podem também haver alianças entre os interesses do poder político e da casta de sacerdotes.
Uma segunda fonte de desenvolvimento religioso encontra-se nos sentimentos sociais. Pais e mães, assim como líderes de grandes comunidades, são falíveis e mortais. O desejo de orientação, amor e assistência serve de estímulo para o crescimento de uma concepção social ou moral de Deus.
 

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